quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Atendimento - mais do mesmo

Estávamos minha irmã e eu comprando sofá. Na hora de fechar o negócio, o atendente fazia o cadastro de forma lenta e pouco inteligente. Perguntava tudo cinco vezes, digitava errado, não entendia as mensagens de erro do sistema. Depois desse martírio (e com a nossa ajuda), ele finalmente salvou a ficha.

Qual não foi nossa surpresa quando o indivíduo resolveu pegar um formulário em papel. Com as MESMAS informações. Lá veio ele pedir as mesmas coisas. Mais umas três vezes cada - menos o CEP, que ele perguntou umas seis. Ele escrevia ainda mais devagar do que digitava. E rasurava horrores. Eu, lendo de ponta-cabeça por estar do outro lado da mesa, corrigia seus erros: "faltou um número aqui, ó".

Depois de morosos quarenta minutos (ou mais, não tenho certeza), ele, satisfeito, disse: "pronto!". Mais uma surpresa: o cara deixou minha ficha de lado e me entregou uma em branco para assinar. É claro que não aceitei, e expliquei que ele não pode dar um papel em branco para as pessoas assinarem. Explicação aparentemente óbvia, mas obviamente ele não entendeu.

Ele começou a discutir: "mas é preciso!". Em que mundo??? Dizia que, como tinha rasurado, precisava passar a limpo depois. E eu respondia: "não tem problema, eu preencho tudo rapidinho". O gerente percebeu o burburinho e veio "acudir". Outro idiota. "É que a moça que faz o cadastro e o contrato não veio. De qualquer forma, o contrato não vai ficar pronto. Volte amanhã pra assinar". Claro, meu nariz de palhaço devia estar aparente. Voltar lá??? Não mesmo.

Ele notou que estava perdendo a venda e ofereceu levar o contrato pronto a mim, no dia seguinte. Ok, problema resolvido, apesar da chateação. O que mais nos deixou embasbacadas foi o fato de que, em uma loja renomada (segundo eles, "tradição de 32 anos"), apenas UMA pessoa seja capaz de digitar uma ficha e imprimi-la. Entendam: eu olhei o formulário e não tinha segredo algum. Simples e intuitivo, e, até para leigos em informática básica, fácil de aprender (bastava clicar "ok" em todas as páginas). Como minha irmã comentou: "e se essa mulher morre? A loja vai parar de vender, porque não vai ter ninguém pra imprimir um contrato?".

O triste é pensar que pessoas assim, preguiçosas e sem vontade de aprender, têm emprego, enquanto tanta gente boa não consegue oportunidade. O mundo é realmente injusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário