terça-feira, 17 de março de 2009

... Todos por um

Sabem aquele desenho do Pateta em que ele fica completamente psycho quando entra num carro? Pois bem, eu me identifico demais com ele.

Ontem recebi um e-mail de minha amiga M falando sobre como o stress no dia-a-dia é desnecessário. Que nós já temos muitos problemas para ficar esbravejando a torto a direito por motivos mínimos. E que, geralmente, essa brabeza surge porque temos a mania de nos acharmos o "umbigo do mundo".

Ok, isso faz sentido. Mas não é só por aí que a banda toca. Eu mesma me enervo justamente porque os outros só pensam em si mesmos. Sabe falta de educação? Poizé.

Voltando à questão do trânsito: eu uso muito o Eixão, aqui em Brasília. Sua velocidade máxima é de 80km/h. Paralela a essa famosa pista, correm dois Eixinhos a 60km/h. Mas é claaaaro que os rodas-presas andam no Eixão. Na última faixa. E, não felizes em atrasar a vida alheia, andando a 50km/h, eles ainda freiam quando avistam um radar. Isso é má educação (no sentido de falta de instrução, mesmo). Ou, no mínimo, estupidez.

Há, ainda, aqueles que acham que dirigem bem. Então, sentem-se seguros em tesourar os carros a torto e a direito, pondo em risco a vida dos outros. Isso, definitivamente, é má educação (no sentido de completa falta de noção). Sobre os porquinhos, prefiro nem comentar mais.

No tal e-mail, fala-se, por exemplo, sobre como não se deve ficar P da vida quando alguém estaciona grudado à porta do nosso carro, obrigando-nos a entrar pela porta do passageiro. Ok, também é válido. Mas, PQP... por que a gente precisa engolir o insulto, quando, na realidade, a idiotice (e, pasmem: má educação) alheia está, sim, atrapalhando??? Ah, não. E mais: e se o outro vizinho tiver a mesma atitude? A gente senta e espera, pensando em como a vida é boa e as pessoas são felizes? Ah, não MESMO.

Eu compreendo o porquê de um texto assim. Entendo que a gente precisa mudar alguns hábitos para viver melhor. Relaxar, tranquilizar. Levar a vida de forma mais light. Eu sei que ando estressada, e tento trabalhar isso em mim mesma. Mas uma coisa é ser paciente. Outra coisa é virar pastel.

Então, não concordo MESMO com textos assim. O estresse não é porque me sinto o umbigo do mundo. É porque os outros se acham, e não estão nem aí para quem ou o que está em volta deles. Sei que o começo de um mundo melhor parte de cada um. E, na minha opinião, o primeiro passo é que todos aprendam a dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário