quarta-feira, 11 de março de 2009

Saudade


Os românticos vangloriam-se porque a língua portuguesa é "a única que possui o substantivo 'saudade'". Mas o importante não é saber falar. É saber sentir.

Sinto saudade de quando eu era uma menina tímida e chorona, mas me divertia horrores. Das tardes livres e também da correria entre natação, balé, inglês, japonês e o diabo a quatro. De usar tênis grande, com algodão na ponta do pé, porque eu ainda ia crescer. E de perceber que já não precisava mais desse algodão.

Saudade de imaginar que, aos 30 anos, eu já seria "velha". De caber na cama com 50 bichinhos de pelúcia. De sonhar todas as noites. De ser acalmada por meus pais quando eu tinha pesadelo. De acreditar que dormir ao lado deles era a causa desse pesadelo não voltar mais.

Saudade de pensar no futuro como algo distante. De planejá-lo por brincadeira, e não por ofício.

Saudade dos amigos de infância e distantes. De conversar sobre figurinhas, o menino mais bonito da sala, papel de carta e canetas coloridas. De me corresponder por carta, e não por e-mail. De ser chamada por um grito na janela, e não por um SMS.

Saudade de programar o cinema com os amiguinhos com duas semanas de antecedência. De escolher o que eu vestiria com mais antecipação do que quando eu costumo decidir o mesmo tipo de encontro, nos dias de hoje.

Saudade do colo dos pais. Das férias em família. De usar maiô porque tinha vergonha de usar biquíni. De engordar sem culpa. De experimentar novos sabores por obrigação e perceber que eles eram gostosos. De quando o castigo era ficar sozinha no quarto. Da disciplina que meus pais impunham. De pensar que a vida era injusta, sem ter idéia do que era injustiça.

Saudade da companhia do meu cachorro. De tomar banho de mangueira e de chuva, sem julgamentos. De não ter que lavar a própria roupa. De dormir depois do almoço.

Tenho saudade de muita coisa. De muita gente. De muitos momentos.

Fico sensível ao lembrar disso tudo. Mas não triste. Graças a Deus tenho motivos para saudosismo. Só espero que o agora também se torne uma boa lembrança para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário