quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Um por todos...

Eu não sou lá a pessoa mais ecologicamente correta que conheço. Aliás, tô é bem longe disso. Ainda assim, tenho uns "tiques" environment.

Por exemplo: não gosto de jogar lixo no chão. Se tomo uma bebida ou como algum petisco, é comum eu ficar segurando a latinha ou o guardanapo até encontrar uma lixeira. Até no carnaval de Salvador, no meio de um verdadeiro esgoto e lixão a céu aberto (bando de foliões porquinhos...), eu fiz isso. Não suporto gente mal-educada que joga lixo pela janela do carro ou do ônibus. Além de sujar as ruas, esse povo ainda pode causar acidentes.

Enfim... como eu disse, não faço muito. São pequenas ações, que provavelmente não fazem nem cosquinha. Apesar disso, não custa se importar um pouco.

Uma coisa que vivo fazendo é pedir pra não tirar a segunda via do comprovante de cartão (débito ou crédito). Sabem aquele papelzinho azul que a gente só enfia na carteira ou joga no fundo da bolsa? Pois é. Não faço a menor questão. E o curioso é que eu falo ao atendente:

- Não precisa tirar a minha via, não, tá? Pra economizar o papel.
- Tudo bem.

Em seguida... ele(a) tira a 2ª via. A mudança da rotina é muito simples: em vez de apertar o botão verde, aperta-se o vermelho. E, sem exageros, em média uns 80% não conseguem finalizar essa ação. Eu entendo que o gesto é automático. Mas, pôxa...

E as pessoas estranham. Uma amiga não gosta, por exemplo, de usar as sacolinhas plásticas de supermercado. E diz que toda vez precisa se explicar aos caixas e empacotadores, porque eles a vêem como uma completa maluca.

Seguindo essa lógica, espero que todo mundo endoideça bastante por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário