quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Do que o ser humano é capaz?

Entre os milhões de sites de relacionamento existentes, o Twitter é o que mais me apetece ultimamente. Principalmente porque as pessoas fazem comentários pertinentes e divulgam coisas interessantes. E essas "coisas" podem ser engraçadas, divertidas, emocionantes, diferentes. Hoje, um link me chocou.

Vídeos mostram jovem sendo agredida e xingada em universidade de SP

Fiz um comentário à notícia que, infelizmente, não copiei antes de enviar. A raiva era tanta pelo nível de estupidez dos envolvidos, que nem lembrei que o comentário seria moderado. Eu gostaria de ter escrito aqui exatamente o que escrevi ali. Então, vou tentar reproduzir, em outras palavras:


O site diz que 'serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo'. Mas não consigo imaginar o que pode ser mais ofensivo que o teor dessa notícia. Não há nada mais obsceno que a atitude das pessoas envolvidas nesse escândalo.

Quando alguém passa por nós com roupas ínfimas, imediatamente passa também pela nossa cabeça um monte de comentários maldosos. É da natureza humana criticar o que não entende. Maldizer, até. Mas não é nada humano partir pra cima. Não é humano agredir alguém por isso. Isso é coisa de bicho. De animal IRRACIONAL.

Não há explicações para o nível de barbárie a que chegamos.

O que me espanta (aliás, não sei se alguma coisa se salva nessa situação toda) é a participação de MULHERES. MULHERES que receiam passar em frente a obras. MULHERES que sofrem com mão boba (pra não dizer "outras" partes do corpo masculino) em ônibus e trens. MULHERES suscetíveis à violência nas ruas. Essas mulheres se juntaram a uma MATILHA de machistas para promover a violência a uma igual. Para incentivar gritando: "estupra, estupra!".

E o que é o estupro? É a forma mais desrespeitosa de se tratar alguém. É uma forma de tortura. É algo que, ao contrário do que o "brilhante" rapazinho comentou, NINGUÉM "MERECE". Ninguém "pede" pra ser estuprado. E não é uma roupa - ou a falta dela - que vai ser capaz de transmitir a mensagem "estupre-me". Se é pra ser irracional, então vou dizer aqui a minha opinião: só quem "merece" isso é quem o fez a outra pessoa. Eu penso assim, sim, admito. Eu PENSO, no âmago da minha falta de razão. Mas não é por isso que eu me juntaria a uma cambada de presos gritando "estupra, estupra".

A liberdade de uma pessoa acaba quando a do próximo começa. NINGUÉM tem o direito de interferir. Linchamento já era absurdo nos tempos antigos. Quem são esses personagens dos tempos "modernos"??????

Eu estremeço ao pensar que esse povinho está numa universidade. Sim, esse povinho que tem uma azeitona descaroçada e a chama de cérebro é considerado o "futuro da nação". Só se for no fim dos tempos, mesmo
.


P.S. tudo a ver: não consegui salvar o comentário no Blog da Metrópole, mas postei o texto acima na notícia original, no Boteco Sujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário