quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sobre filas (I e II)

Vivem dizendo por aí que 'brasileiro gosta de fila'. Sei não, heim! Quem pode gostar de coisa tão chatinha? Estressa, faz perder tempo, causa dor nas pernas e nas costas.

Mas se tem uma coisa que fila estimula é a observação. Parar por alguns minutos nos obriga a ler tudo à nossa volta; perceber detalhes em tudo; reparar nos companheiros de fila. Ou seja: "curiar", mesmo!

----------------------------------------------

PARTE I - C&A

Pois bem. Ontem, no meu intervalo do almoço, enfrentei a fila da C&A. Foi um ímpeto de coragem, já que havia apenas dois caixas funcionando. A fila foi aumentando, aumentando... até que uma alma impaciente, lá no fim da fila (que fique bem claro: não fui eu!), perguntou a uma das funcionárias:
- Não tem como chamar mais alguém, não? No outro andar o caixa nem está aberto!

Depois da primeira reclamação, surgiram os comentários pertinentes dos outros participantes da fila:
- É verdade!
- Pois é! É horário "deles", mas também é o nosso, oras!
- Nossa, que demora!
- É! Chama alguém!!!

Não surtiu qualquer efeito. A fila continuou aumentando e ninguém veio socorrer as duas funcionárias.

Até aí, (a)normal. Mas quando duas moças foram atendidas na frente de todos, a mulher que estava logo atrás de mim perguntou, ofendida:
- E essa fila paralela, aí? Que bagunça é essa???

A barriga das duas (que não estavam juntas) era a resposta óbvia, então eu respondi a ela, calmamente e baixinho:
- Elas estão grávidas. Aquilo é um caixa preferencial.

(Ah, sim, tinha esse agravante: considerando que um dos caixas era preferencial, só havia UM caixa para atendimento geral).

E ela:
- Que é isso, gente???? Se elas estão grávidas, eu também estou!!!

Hahahahahahaha... eu só olhei para ela (uma senhora de uns 50 anos), para a barriga dela, e respondi:
- Então tá, ué.

E ela continuou reclamando. Bom... diante disso tudo, reparei que fila causa também cegueira e desorientação.

----------------------------------------------

PARTE II - McDonald's

Graças à fila da C&A, não tive tempo de almoçar direito. E lá fui eu ao Drive Thru do "Êmi-Ci". No quesito "análise comportamental", drive thru não é tão divertido como fila em pé. Então a gente tem que se contentar com o que a própria empresa nos oferece.

As Lojas Americanas nos "presenteiam" com quinquilharias e guloseimas baratinhas, pra gente consumir na última hora. São gôndolas e gôndolas de chocolates, cremes dentais, revistas, pirulito com ventilador, DVDs virgens, etcetera e etcetera. Já o McDonald's nos enche de informação, para que a pessoa no carro se (in)decida quanto ao lanche que vai escolher.

Como publicitária, tendo a criticar a comunicação alheia (por isso que eu vivo dizendo: "publicitário é chato pacas"). E morri de rir com um banner, pendurado em destaque naquela fila. A mensagem era: "Chicken Wrap. Leve, gostoso e enrolado." Oi?!?!? Eu só respondi, em pensamento: "é... bem que eu tô vendo a ENROLAÇÃO, mesmo...

----------------------------------------------

Só blogar salva.

2 comentários:

  1. Bem, sobre a fila 1, só há um jeito de acabar com ela: deixar de comprar lá. É um recurso que, por mais óbvio, poucos brasileiros usam.

    Da fila 2, gostei mesmo foi do slogan.

    ResponderExcluir
  2. Ih, colega RC... eu sou shopaholic e, baseada no meu contracheque, o único jeito de alimentar meu vício é comprar em "lojões" do gênero C&A.

    Mas nem me importo tanto com as filas, não. Até porque, se eu me submeto a frequentar essas lojas, sei que as filas quilométricas (especialmente no Conjunto Nacional) são consequências fatais. Mas ainda não morri disso, não. O fato é que essas "análises" dão um bom material "bloguístico".

    Fico feliz em saber que você gostou.
    Beijoca e até o próximo post. Seja meu ou seu. =)

    ResponderExcluir