sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sejam Papai Noel vocês também

Com a proximidade do Natal, parece que a gente fica mais grato pelo que tem. E, como se isso fosse lógico, fica também mais gentil com os que têm menos oportunidades. Isso deveria acontecer o ano inteiro, mas tudo bem...

Nessa onda natalina, resolvi fazer algo de bom e procurei o Projeto Papai Noel dos Correios. Pra quem não conhece, é um projeto que existe desde 1997 e conta com a colaboração de voluntários para atender às cartinhas postadas destinadas ao "bom velhinho".

Funciona assim: a gente chega numa das "Casas do Papai Noel" (cada região tem uma - os contatos estão no site dos Correios) e adota quantas cartinhas quiser ou puder. Elas chegam aos montes, o tempo todo. E os pedidos são diversos, desde materiais escolares ou cestas básicas até bicicletas.

A gente pode folhear, ler e escolher a correspondência que mais nos emocionar ou cujo pedido estiver mais acessível. Houve até uma menininha que pedia quatro canetas coloridas. Imaginem que graça?!?!? A garotinha podia pedir qualquer coisa, e tudo o que ela queria eram canetas coloridas!!!! (Eu só não peguei essa porque havia muitos adolescentes querendo atender a algum pedido, mesmo que fossem comprar o presente da criança com suas mesadas. Deixei pra eles, né).

Confesso que fiquei surpresa com a quantidade de procura. Era gente chegando sem parar! Fiquei lá todo o meu horário de almoço, e adorei sentir aquele clima gostoso. Não sei explicar direito; era um misto de bondade, gentileza, altruísmo e gratidão. Só por essa sensação, já vale muito a pena ajudar. Fora o teor das cartinhas... enquanto algumas são escritas pelos pais, as redigidas pelos pequenos sonhadores são uma emoção à parte. Alguns falam de suas dificuldades, outros de como foram comportados durante o ano, que passaram de ano, que ajudaram os pais em casa.

Voltando para o meu trabalho, redistribuí minhas cartinhas a amigas interessadas em ajudar também. Acabei ficando com apenas duas, sendo que eu tinha pego sete. E todas ficamos com vontade de ir buscar mais, porque esse tipo de projeto merece toda a colaboração da gente.

Acho que esse é um esforço mínimo para uma recompensa tão grandiosa: manter vivo o sonho e a fé das crianças.


  • Em Brasília, a Casa do Papai Noel fica na SEPS 712/912, Conj. Pasteur, bloco 3 - térreo (atrás da Upis).
  • O horário de funcionamento é de 12h às 17h (2ª a 6ª feira) e 9h às 12h (sábados).
  • A entrega dos presentes deve ser feita nesse local até o dia 12 de dezembro.

2 comentários:

  1. Adorei tudo!!!
    Sua assinatura... seu texto...
    Só lí o primeiro texto mas já adorei, claro que vou ler todos!! Ehehehe
    Curiooosa!!!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Amiga quilida, pode "curiar" à vontade! Te amãoooo!!!

    ResponderExcluir