sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vender, vender, vender

Eu adoro fazer artesanato, e meus amigos vivem me perguntando por que eu não resolvo ganhar dinheiro com isso. A resposta é sempre muito parecida: vender por mim mesma não é meu forte. Conheço bem a teoria, organizo, planejo. Mas o ato de vender me trava.

Por ser bastante auto-crítica, prefiro não me propor a algo a que não me sinto preparada. Mas, como já cansei de repetir por aqui, sou altamente consumista e acabo me deparando com algumas situações que me fazem pensar como tem vendedor doido por aí.

Como nas minhas férias. Passeando pela Liberdade, em São Paulo, entrei numa dessas galerias de lojinhas (= estandes) com o namô. Enquanto ele olhava uns filmes num estabelecimento, eu observava bolsas noutro. Uma senhora coreana veio me atender, com sotaque carregadíssimo e sem pausa:

- Bolsas-bonita-né? Gostou? Tem-muito-tipo. Escolhe-qual-mais-gosta!
- Obrigada, estou só olhando...
- (Afobada) Tem-esse... olha-esse-que-bonito! E-esse... colorido-né?
- (Apontei uma delas) Ah, sim, essa é bem bonita. Quanto é?
- Quarenta-real.
- Legal, obrigada (virei-me para falar com meu namorado, que tinha acabado de chegar).
Sem a menor explicação, a senhorinha fala, mais que depressa:
- (Nervosa) Tá-bommmmmmmm... eu-faço-R$28!!!

Oi??? MAS EU NEM PECHINCHEI, DONA!!!

CLARO que acabei comprando. Bolsa fofa por 28 não é sempre que a gente acha, né???

E aí eu penso... será que ela é uma boa vendedora porque conseguiu me empurrar a bolsa??? Ou será que ela é ruim porque, sem eu pedir desconto, ela já tirou 30% do preço assim, na lata??? Dúvidas...

3 comentários:

  1. Boa vendedora, sem dúvida, já que a bolsa provavelmente lhe custou uns R$ 10, R$ 12...

    ResponderExcluir
  2. Não sei... acho que ela custou uns R$ 18, pelo menos. Só sei que, no resto das "barracas", o preço médio era R$ 45.

    De qualquer forma, ganhamos ela e eu. E tenho ganhado até elogios ("que bolsa mais lindinha!!!"). Fico feliz com tão pouco... hahahaha!

    ResponderExcluir
  3. As pequenas - e constantes - felicidades são as melhores...

    ResponderExcluir