Nessa onda natalina, resolvi fazer algo de bom e procurei o Projeto Papai Noel dos Correios. Pra quem não conhece, é um projeto que existe desde 1997 e conta com a colaboração de voluntários para atender às cartinhas postadas destinadas ao "bom velhinho".
Funciona assim: a gente chega numa das "Casas do Papai Noel" (cada região tem uma - os contatos estão no site dos Correios) e adota quantas cartinhas quiser ou puder. Elas chegam aos montes, o tempo todo. E os pedidos são diversos, desde materiais escolares ou cestas básicas até bicicletas.

Confesso que fiquei surpresa com a quantidade de procura. Era gente chegando sem parar! Fiquei lá todo o meu horário de almoço, e adorei sentir aquele clima gostoso. Não sei explicar direito; era um misto de bondade, gentileza, altruísmo e gratidão. Só por essa sensação, já vale muito a pena ajudar. Fora o teor das cartinhas... enquanto algumas são escritas pelos pais, as redigidas pelos pequenos sonhadores são uma emoção à parte. Alguns falam de suas dificuldades, outros de como foram comportados durante o ano, que passaram de ano, que ajudaram os pais em casa.
Voltando para o meu trabalho, redistribuí minhas cartinhas a amigas interessadas em ajudar também. Acabei ficando com apenas duas, sendo que eu tinha pego sete. E todas ficamos com vontade de ir buscar mais, porque esse tipo de projeto merece toda a colaboração da gente.
Acho que esse é um esforço mínimo para uma recompensa tão grandiosa: manter vivo o sonho e a fé das crianças.
- Em Brasília, a Casa do Papai Noel fica na SEPS 712/912, Conj. Pasteur, bloco 3 - térreo (atrás da Upis).
- O horário de funcionamento é de 12h às 17h (2ª a 6ª feira) e 9h às 12h (sábados).
- A entrega dos presentes deve ser feita nesse local até o dia 12 de dezembro.