terça-feira, 14 de setembro de 2010

Candidatos a publicitários

Estamos a poucos dias das eleições, e eu ainda tenho dúvidas quanto aos meus (nossos?) candidatos. É muito, mas muuuuuito difícil pensar em eleger alguém quando se sente tanta decepção quanto eu tenho sentido com relação à política.

Como cidadã, eu me sinto assim. Como publicitária, eu me sinto num circo.

A essa altura do campeonato, não tem como mudar nada, eu sei. Mas, ainda que eu esteja atrasadinha, preciso verbalizar. Na guerra do "quem aparece mais", quem perde é o eleitor. E, entre os zilhões de pecados publicitários e marqueteiros, alguns conseguiram se destacar:

1. Carreata barulhenta nas manhãs de domingo
Sério mesmo??? Quem foi que teve a brilhante ideia de juntar: dezenas de carros de amigos e familiares + 8h de domingo + carro de som ou trio elétrico + jingle chiclete(na maioria das vezes, uma "releitura" de alguma música pop) + atrapalhar o trânsito + rojões? Quem, em sã consciência, considera que vá conquistar novos eleitores com isso? Porque, pra mim, esse mix tem o efeito contrário. Efeito repelente.
Mas o pior, na minha opinião, não é inventar essa mistura grotesca. É achar genial e resolver imitar.

2. Plotagem de carro de passeio
Ok, essa não atrapalha ninguém. Mas já me fez rir váááárias vezes no trânsito. E não foi só um candidato. Foram uns cinco ou seis.
A criatura resolve economizar na mídia e pensa: "puxa, vou usar meu próprio carro pra divulgar. Mas não quero só um adesivinho. Nãããão... quero o carro inteiro!"
E aí manda plotar. Com tudo que tem direito. Cargo ao qual concorre, número de candidatura, partido e a bendita foto.
E a foto SEMPRE está posicionada no mesmo local. Na porta traseira (sim, porque ainda não vi nenhum carro de duas portas plotado). E, quando o passageiro resolve abrir a janela dessa porta... Deus nos acuda, cadê a cabeça do candidato???????? Bem... foi pro "buraco".

3. Adesivos a torto e a direito
... em carro de motorista barbeiro
... colado no meu carro sem a minha permissão
... distribuído na rua, pra grudar na roupa
... colado torto no vidro alheio
... grudado em prédios públicos
... usado como durex em carroça, bicicleta ou box de motoboy
... e por aí vai.

4. Publicidade proibida pelo TSE
O(A) cara não segue a lei nem antes de se tornar efetivamente um político. Preciso dizer mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário