segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Agência x Cliente

É, no mínimo, interessante:

- Você, o cliente, envia o briefing para uma agência com quatro semanas de antecedência. A agência recebe e aceita o job.

- No prazo acordado, a agência liga dizendo que "ó, não vai dar pra fazer pra hoje, não".

- O prazo é adiado pela agência.

- No novo prazo, a agência envia. Com absolutamente tudo cheio de erros.

- Você, o cliente, revisa tuuuuudo de novo. Envia uma lista especificando cada errinho e como ele deve ser ajustado. E pede urgência para retorno, já que a peça precisa ter andamento no próximo dia útil.

- A agência reenvia no mesmo dia, uma sexta-feira, mas MUITO depois do horário do expediente. Ou seja: você, cliente, vai abrir apenas na segunda-feira.

- Segunda-feira, o cliente abre todas as peças e se surpreende novamente: algumas alterações foram feitas. Outras, ignoradas. E outras, olha só que coisa: apareceram do nada, sem serem solicitadas, configurando novos erros nas peças.

- Aí, você, cliente, envia outro e-mail alertando sobre os novos (e antigos, mas ignorados) erros. Com toda a educação do mundo. Mas pedindo, mais do que nunca, urgência máxima, já que as peças têm que ser disparadas no mesmo dia (data esta, aliás, que foi adiada porque a agência atrasou a entrega das peças briefadas láááá atrás).

- Você espera. E espera. E espera. Aí, a meia hora do fim do expediente, cansa de esperar e liga, perguntando educadamente sobre as peças (que eram várias, mas, em caráter de urgência, foram resumidas a três para este dia).

- Então, você ouve um comentário sarcástico dizendo que "na sexta-feira, a agência fez com pressa. Mas tem outros jobs na fila".

- Você continua gentil. "Pois é, mas você notou que pedimos algumas alterações que já tinham sido solicitadas? E também que, hoje, precisamos de apenas três peças?"

- A agência, "solícita": "sim, essas já estão em revisão. Mas estão na fila".

- Aí você se cansa da gentileza. "Pois é... mas revisar o quê, se a gente já mandou tudo redondo? Das outras vezes, a revisora viu e incluiu vírgulas onde não devia. Mudou a conjugação verbal e errou. Se ela for fazer isso de novo, infelizmente a peça não vai ficar pronta, porque terá que voltar para vocês mais uma vez. Então, você até pode manter as peças na fila da revisão, mas, ao mesmo tempo, pode enviar para nós, para que simplesmente revisemos se tudo que foi pedido foi feito. Se sim, então estará tudo ok. Obrigada!".

- Resultado: você, cliente, é taxado de MAL-EDUCADO pela agência, que não só não faz o serviço dela, como também não permite que você faça o seu.

É cada uma, viu...?

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